Estudos hidrológicos de cavas de mineração em Minas Gerais

A Acqua Projetos tem desenvolvido em parceria com a FGS Geotecnia inúmeros estudos em áreas de mineração da VALE S.A. visando permitir a disposição de rejeitos de mineração de forma segura.

Foram realizados nas Minas de Fábrica, Conceição e Gongo Soco estudos hidrológicos e de balanço hídrico, cálculo de vazões máximas e dimensionamento/verificação de estruturas de extravasamento, proposição de arranjos de macrodrenagem, estudos de ondas de impulso na cava, causadas por deslizamento de taludes, dispositivos de retenção de sedimentos (sumps), entre outras análises.

Foto de cava de mineração

Cava da Mina de Gongo Soco

Em Gongo Soco, o balanço hídrico e de massa do processo de disposição de rejeitos da Barragem Superior Sul na cava foi simulado para diferentes cenários de condições de contorno e arranjos de TSU (Tailings Slurrification Units).

Modelo Digital do Terreno

Fluxograma simplificado do balanço hídrico e de massa na cava de Gongo Soco

O balanço permitiu verificar a demanda por água de manancial externo, a eficiência do sistema do ponto de vista de falhas por déficit hídrico e o expurgo necessário em períodos chuvosos.

Modelo Digital do Terreno

Delimitação da bacia de contribuição de Gongo Soco sobre o modelo digital do terreno

Foi realizada ainda avaliação de dispositivo de sump para receber o sobrenadante excedente e a demanda por tratamento em função da qualidade da água de expurgo. Foi dimensionado também extravasor da cava para eventos severos de precipitação.

Logo Acqua Projetos

Todos os direitos reservados. Copyright © 2023 Acqua Projetos ®

Desenvolvido por Wellyngton Kuhn